Entendendo a instalação de componentes

Qualidade: 

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Páginas neste artigo

Então, por que você deveria se preocupar, se um componente está funcionando corretamente? Sabemos que essa pergunta, proveniente do Axioma #19 do XGH não se aplica muito bem no munto real. Um programador responsável não quer apenas fazer com que seus programas funcionem, eles se interessam em entender COMO eles funcionam. A curiosidade é o motor que nos torna especialistas em nossa profissão e se você não tem curiosidade, lamento muito, mas seu lugar não é aqui e te aconselho a parar de ler imediatamente. Se você for um programador Delphi de verdade, ou se considera como tal, pode continuar!

Eu deveria ter escrito este artigo ANTES de começar a falar a respeito do Open Tools API, mas o OTA é tão interessante que eu não resisti e terminei publicando o artigo sobre ele de forma prematura. Prematura apenas porque um dos pré-requisitos do OTA é saber o mínimo sobre instalação de pacotes no Delphi. Bom, antes tarde do que nunca, vou falar a respeito disso.

A quem este artigo é destinado?

Este artigo é destinado a desenvolvedores comuns e desenvolvedores de componentes. Eu estou especificando bem isso porque tanto um como outro podem tirar proveito das explicações que vou fazer.

Desenvolvedores comuns precisam entender como os componentes são instalados a fim de poderem resolver eventuais problemas de instalação devido a componentes mal desenvolvidos (por desenvolvedores de componentes) e com documentação insuficiente.

Desenvolvedores de componente precisam entender como os componentes são instalados a fim de poderem desenvolver e distribuir seus componentes de forma correta, causando assim o mínimo de impacto aos usuários finais (desenvolvedores comuns).

O que é o Library Path? O que é o Search Path? Onde os arquivos são salvos e onde eles precisam estar? Estas são algumas das perguntas que eu pretendo responder neste artigo.

Está gostando do que está lendo? Ajude nosso site visitando nossos patrocinadores. Obrigado! :)

Considerações iniciais (O básico)

Antes de falar a respeito da instalação de componentes é necessário citar alguns conceitos que são relacionados aos componentes (e ao Delphi) e que muitos de vocês simplesmente ignoram porque querem apenas começar a programar o mais rápido possível. Primeiramente o termo "componente" que eu utilize no título deste artigo é errado. Usei-o propositalmente para chamar a atenção de programadores iniciantes, mas para falar a verdade este artigo trata da instalação de pacotes no Delphi. Calma! Não queira me matar, você não foi enganado. Vou explicar melhor.

Todo componente é encapsulado em um pacote, mas nem todo pacote contém componentes de fato! Quando você instala um componente, na verdade você está instalando um pacote e este pacote pode conter nenhum, um, ou mais componentes. Convenciona-se, para facilitar, dizer "instalar um componente", mas na verdade você está instalando um pacote que pode conter bem mais que o componente em si sendo instalado. Tenha sempre isso em mente a fim de não cometer erros ao referenciar componentes ou pacotes. Em suma, pacotes podem conter componentes

Ajude nosso site visitando nossos patrocinadores!

Temos 39 visitantes e Nenhum membro online nos últimos 10 minutos (3.9 visitantes por minuto).