Uso pleno do TClientDataSet e o Modelo de Maleta
Escrito por Carlos B. Feitoza Filho | |
Categoria: Artigos | |
Categoria Pai: Addicted 2 Delphi! | |
Acessos: 84470 |
Páginas dentro deste artigo
Este artigo está sendo organizado de forma diferente dos demais artigos do meu site. Ele foi dividido em páginas, já que serão abordados três assuntos. A intenção com isso é facilitar a busca de informações, fornecendo links diretos para os três assuntos dentro do mesmo artigo. Vou utilizar este modo de organização em outras publicações, pois achei bem interessante. Chega de conversa fiada e vamos ao que interessa. Primeiramente gostaria de falar a respeito do autor original do artigo.
Robert E. Swart é MVP da Embarcadero e vencedor do prêmio Spirit Of Delphi de 1999 (junto com Marco Cantù). Ele é autor, instrutor, revendedor, desenvolvedor, solucionador de problemas, consultor e webmaster. O artigo original encontra-se em http://www.drbob42.com/examines/examin64.htm.
O artigo foi escrito em 2004, por isso algumas tecnologias citadas são hoje obsoletas, entretanto, o assunto de uma forma geral é indispensável para o entendimento pleno do TClientDataSet, partindo do uso mais básico até culminar com o seu uso de forma plena no DataSnap, através da habilitação do briefcase model (modelo de maleta).
Gostaria de salientar que, a fim de explicar algumas coisas, eu utilizei notas de rodapé. Recomendo fortemente a leitura dessas notas, as quais são identificadas por números entre colchetes, assim: [1]. As explicações incluem aprofundamento das informações e ajuda a respeito de possíveis mudanças de tecnologia e localização de menus no Delphi.
Abaixo segue a versão brasileira.
Neste artigo, cobriremos o uso do componente TClientDataSet em três situações: usando-o com o formato stand-alone MyBase, usando-o com o dbExpress, e, finalmente, usando-o como "maleta" no lado do cliente em aplicações DataSnap. Vou usar Delphi 7, bem como Delphi 8 (para .NET) e Delphi 2005 para ilustrar o uso do TClientDataSet em aplicações VCL (para .NET). No entanto, técnicas semelhantes podem ser aplicadas no Kylix (no Linux) e C ++ Builder[1].