DataSnap

Em engenharia de software, uma arquitetura multi-camadas, também conhecida como arquitetura n-tier (n-camadas), é basicamente uma arquitetura cliente-servidor na qual as camadas de apresentação, negócio e dados estão fisicamente separadas (máquinas distintas). O uso mais difundido da arquitetura multi-camadas é a arquitetura de 3 camadas (three-tier architecture), na qual a interface com o usuário, o middleware e o banco de dados estão em 3 máquinas distintas (considerando a conexão de um único cliente).

É comum na arquitetura de 3 camadas a diminuição da quantidade de camadas físicas, agrupando o middleware e o banco de dados na mesma máquina, mas isto é desencorajado, pois fere o conceito da separação física das camadas e, dependendo do poder do hardware da máquina onde as camadas seriam agrupadas, poderia haver perda de desempenho.

A arquitetura n-tier provê um modelo através do qual os desenvolvedores podem criar aplicações flexíveis e reusáveis. Ao dividir uma aplicação em camadas, os desenvolvedores têm a opção de modificar ou adicionar uma camada específica, ao invés de realizar um retrabalho na aplicação como um todo.

Nesta seção você encontra tutoriais sobre o DataSnap, a abordagem RAD do Delphi para o desenvolvimento n-tier

Ajude nosso site visitando nossos patrocinadores!

Temos 76 visitantes e um membro online nos últimos 10 minutos (7.7 visitantes por minuto). O membro online é:

admin