Além desta mudança principal, foram feitas atualizações significativas à VCL e seu suporte a temas e estilos, adotando o novo modelo Per Monitor v2 e recomendamos que os desenvolvedores de componentes façam o mesmo a fim de dar suporte a este novo modelo de DPI da Microsoft. Em muitos casos, tudo que precisa ser feito é deixar o código como está. Algumas das métricas são independentes de monitor ou dependentes exclusivamente do monitor principal e, neste caso, talvez você queira forçar uma chamada direta a API do Windows, bastando para isso prefixar a chamada com a unit Windows, por exemplo, Windows.GetSystemMetrics(SM_xxx). Além disso, caso você utilize esta função a partir de um TDataModule, função global ou qualquer classe que não herde de TControl, talvez seja necessário reescrever seu código.

Nós também facilitamos a ativação deste recurso no manifesto da aplicação ao adicioná-lo as opções de projeto na IDE, como pode ser visto a seguir. Para novos projetos VCL, este é o padrão: 

Para finalizar, existe uma ressalva: O modelo Per Monitor v2 (tal como muitos outros recursos "High-DPI" do Windows) não dá suporte a janelas MDI Child. A Microsoft parou de considerar erros relatados para o moedlo MDI e nós recomendamos uma migração para um modelo multi-janelas diferente (múltiplas janelas flutuantes, painéis de encaixe, janelas com guias, etc.)

Está gostando do que está lendo? Ajude nosso site visitando nossos patrocinadores. Obrigado! :)