Delphi & C++ Builder Community Edition!

Qualidade: 

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Embarcadero, em seu blog oficial, divulgou hoje a notícia tão esperada por todos nós, entusiastas e utilizadores profissionais desta maravilhosa ferramenta: Uma versão "Community" idêntica a versão Professional e totalmente gratuita para uso não comercial, ou comercial, desde que a receita anual da empresa ou individual utilizando a ferramenta não passe de US$ 5.000,00 (pouco menos de R$ 20.000,00 em dinheiro de hoje).Também há limitações para a quantidade de desenvolvedores utilizando tal ferramenta. Para mais informações, leia a notícia na íntegra em: https://community.embarcadero.com/blogs/entry/introducing-delphi-cplusplusbuilder-community-edition

Onde baixar?

Para baixar você precisa ter uma conta na Embarcadero e para isso basta acessar esta página e clicar em Get Community Edition Free. Na página que se abrir, você terá a opção de logar ou criar uma conta nova.

Erros de instalação

Mal saiu a versão CE e algumas pessoas já começaram a reportar erros que ocorrem durante a instalação. Alguns destes erros se resolvem executando o instalador como Administrador (botão direito > Executar como Administrador). Eu mesmo, no meu trabalho, tive de usar o 4G para baixar as plataformas (após a instalação da IDE) porque lá existe um firewall e a liberação de minha máquina neste firewall seria muito burocrática.

Até o presente momento, o único erro que no meu entendimento é mais grave é o que é visto na imagem a seguir:

O erro não diz muita coisa e a pessoa fica sem saber o que fazer, foi aí que no grupo de WhatsApp do Bruto do Delphi, um membro (Marcelo Carvalho) disse que havia um link para registro online (https://license.embarcadero.com/srs6/activation.jsp?serialNumber=).

Ao logar-se na sua conta da Embarcadero e acessar este link, serão solicitadas duas informações: o serial e o código de registro. O serial você tem, e o código de registro aparece na mesma tela onde o erro está sendo apresentado (a tela acima).

Ao preencher os dois campos e pressionar o botão "Next" será apresentada uma segunda tela com instruções que devem ser seguidas para utilização de um arquivo TXT de licença, o qual pode ser obtido de duas formas: baixando diretamente ou enviando por e-mail (para o e-mail da conta na Embarcadero). Após escolher a forma de obtenção do TXT, clique no botão "Register", para, ou iniciar o download do TXT, ou para enviá-lo ao seu e-mail, de acordo com a opção escolhida.

Está gostando do que está lendo? Ajude nosso site visitando nossos patrocinadores. Obrigado! :)