UCDXCE: Remoção completa do sistema de tradução

Qualidade: 

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Ao voltar a trabalhar no UCDXCE, comecei a implementação de algo simples, só pra "esquentar" e cheguei num ponto onde eu tive de, obrigatoriamente, pensar a respeito da tradução do componente. Ou seja, era algo simples de fazer, mas que foi dificultado por conta de algo que, desde o começo, achei desnecessário. Pensei então por intermináveis dois minutos e cheguei a conclusão de que a tradução de um componente Delphi para qualquer idioma é apenas um preciosismo motivado por, talvez, uma espécie de patriotismo ou vontade de dizer "Olha! Foi um brasileiro que fez!".

O UC original vinha em 4 idiomas que podiam ser alterados mediante a troca de uma simples propriedade. Além do inglês, eram selecionáveis o português, o francês e o espanhol. Ao começar a desenvolver o UCDXCE eu reduzi a quantidade de idiomas para apenas dois (inglês e português) mas isso ainda me deixava incomodado pois eu via, espalhado em todo o código, código específico para permitir a tradução de vários elementos de tela, como botões, menus e labels, INCLUSIVE, em telas que não eram vistas por usuários finais.

A codificação e a forma como a tradução era feita me deixavam extremamente desgostoso daquilo e eu cogitei melhorar isso, usando um sistema mais simples, mas foi aí que hoje eu vi que, por ora, eu não faria melhorias neste sistema e que eu, se o considerasse, estaria gastando mais tempo que o necessário em coisas simples. Resolvi então remover toda e qualquer codificação responsável por traduzir as telas do UCDXCE mantendo em inglês telas que serão acessíveis em tempo de desenvolvimento e mantendo em português as telas que serão usadas por usuários finais, tudo estático mesmo.

No futuro vou utilizar algum mecanismo consolidado para realizar a tradução de forma mais RAD, como o próprio ITE do Delphi, mas ainda vou pesquisar mais sobre este assunto. Tão logo eu decida realizar a internacionalização do UCDXCE, eu vou aplicar a tradução APENAS nas telas que são visíveis para usuários finais. As telas vistas em tempo de desenvolvimento serão todas em inglês por um motivo muito simples: todo programador tem obrigação de saber inglês e assim sempre será, a não ser que você queira programar apenas no Scratch.

e-max.it: your social media marketing partner
Ajude nosso site visitando nossos patrocinadores!

Temos 7 visitantes e Nenhum membro online