Zetta-Ømnis Soluções Tecnológicas
Desenvolvendo hoje a tecnologia do amanhã
Visite Nosso Patrocinador
Você está aqui:
DO NOT UNDERSTAND PORTUGUESE? CLICK ON THE FLAG TO CHANGE THE LANGUAGE!

Categorias e Itens de menu

Imagem meramente ilustrativa

Você usa corretamente as categorias e os menus no Joomla, mas provavelmente em algum momento de sua vida, ao começar a trabalhar com este CMS houve confusão entre estes dois recursos pelo simples fato de que ambos levam o programador a acreditar que sua estruturas hierarquizadas têm alguma relação direta. Se você é um iniciante, continue lendo!

Deve-se entender que as categorias e os menus no Joomla nada tem a ver um com outro. Você pode criar um site sem qualquer menu e todo categorizado ou o contrário, um site com um menu totalmente hierarquizado e nenhuma categoria. Os menus são apenas isso, links agrupados hierarquicamente que dão acesso a seções do seu site e as categorias são apenas formas de classificar (categorizar) seu conteúdo. Tanto as categorias como os menus podem assumir uma estrutura hierarquizada, mas no caso dos menus esta estrutura organiza mais diretamente as seções do site, já a hierarquização das categorias serve mais como forma de facilitar a organização das próprias categorias. 

No Joomla, categorias devem ser usadas como agrupadores de mais de um item, seja de outras categorias, seja de artigos ou outros conteúdos. Imagine categorias como pastas. Para manter o site com os menus e o breadcrumb funcionando corretamente, cada item de menu que for efetivamente conter mais de um item deve ser configurado como Category Blog ou Category List, pois ambos representam a listagem do conteúdo de uma determinada categoria.

Por exemplo, neste site, o menu ZOST contém o item "Informações", o qual tem 3 subitens. Cada um destes subitens aponta para um artigo único e cada um desses 3 artigos são da categoria "Informações", logo, o item de menu "Informações" é do tipo "Category Blog", e isso fará com que ao clicar neste item, seus 3 subitens apareçam, um após o outro, no layout de blog. Não é necessário criar uma categoria para cada um destes 3 itens porque como eu disse anteriormente, categorias são como agrupadores de mais de um item. Se um item aparece sozinho em uma categoria e não se planeja incluir mais itens nessa categoria, então este item não deveria ter uma categoria própria. Eu poderia ter ocultado estes 3 itens do menu e ter mantido as coisas mais simples, mas como estes itens são únicos eu resolvi facilitar o seu cesso expondo-os.

Ainda usando este site como exemplo, o menu "Addicted 2 Delphi", tem um subitem "Nossos produtos", que tem um subitem "Delphi", quem tem um subitem "Componentes". Cada um destes itens de menu é do tipo "Category List". Note que nenhum item final (artigo) está sendo exibido no menu, portanto, todas eles podem ter uma categoria associada, porque todos eles representam agrupadores, como pastas.

Resumindo: Se um item de menu representa uma "pasta" na hierarquia, então uma categoria deve ser criada para representá-lo e caso o item de menu não represente uma pasta, mas sim um conteúdo (artigo), não é necessário e nem correto se ter uma categoria para ele.

Acesso Rápido
Não digite mais que o necessário...



Escaneie este QRCode em dispositivos móveis para acessar a página atual rapidamente nestes dispositivos
Conteúdo Verificado!
#BULLSHITFREE #CLICKBAITFREE
#MONEYLESS
Este site é amigo do desenvolvedor do mundo real
Gostou do conteúdo?
Se você gostou do conteúdo que está lendo, você pode ajudar a manter este site no ar doando qualquer quantia. Use os botões abaixo para realizar sua doação.
 
É rápido, fácil e indolor :)
 

Estatísticas em tempo real

Visite Nosso Patrocinador