Como funciona o breadcrumb

Qualidade: 

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O grande segredo oculto no funcionamento dos breadcrumbs do Joomla é que eles, na verdade, seguem a hierarquia dos menus e não a hierarquia das categorias e isso confunde bastante porque normalmente fazemos os menus com seus itens associados a categorias de alguma forma.

Para facilitar o entendimento, primeiramente esqueça as categorias. Entenda que categorias apenas categorizam o conteúdo do site e não hierarquizam as coisas. Categorias podem ser hierarquizadas apenas para organizá-las e facilitar sua localização ao categorizar um artigo, mas não servem para os breadcrumbs.

Por exemplo, neste site, existem 4 menus, 1 no topo e mais 3 laterais (que nunca são vistos ao mesmo tempo), então é como se existissem 4 breadcrumbs, pois cada menu "configura" um breadcrumb. Eu notei isso melhor quando desativem a exibição do item "home" no breadcrumb, pois a exibição desse item confundia as coisas e dava a impressão que todos os 4 menus eram um só, por conta da correlação com as categorias, as quais normalmente estão TODAS em uma única hierarquia que contempla o site como um todo.

Por falar em item home home, ele está associado SEMPRE ao item de menu definido como home no backend, INDEPENDENTEMENTE do menu onde ele se encontra, por isso, com o item home habilitado, acontecia de que ele apontava para um item de uma hierarquia, mas o restante do breadcrumb estava apontando para outra hierarquia. Havia uma falta de sincronia entre o que deveria ser exibido e o que estava de fato sendo exibido.

Ainda usando esse site como exemplo, a solução foi criar um item raiz para cada um dos menus laterais e configurar a exibição para ocultar este item. Se ele vai ser ocultado, porque então criá-lo? Simples! Porque o breadcrumb exibe este item sempre, e isso é um efeito desejado. Para exemplificar, clique no item Addicted 2 PHP! Esse item acessa o menu raiz criado. Siga então a hierarquia e note que, no breadcrumb, ele sempre aparece, dando uma indicação visual de onde estamos. Este artigo, por exemplo, está em "Addicted 2 PHP! \ Artigos \ Joomla!", ou seja, ele é um artigo sobre o Joomla! de Addicted 2 PHP! e isso fica bem claro.

O menu do topo, contém apenas aliases para os itens raiz de cada um dos menus da esquerda, portanto, quando eles são clicados, o breadcrumb é exibido de forma adequada. Toda a lógica de apresentação do breadcrumb, ou melhor, dos breadcrumbs, já que são 3, está concentrada nos 3 menus da esquerda

e-max.it: your social media marketing partner