ID3v2 Editor Plus!

Categoria: Artigos
Categoria Pai: Addicted 2 Delphi!
Acessos: 3261
Imagem meramente ilustrativa

Eu sempre gostei de usar o Delphi para coisas que fogem um pouco do padrão. Antes de desenvolver os assim chamados softwares sérios eu desenvolvia aquilo que eu chamo de "inutilitários", isto é, programas com função específica ou sem função aparente apenas para aprender a usar uma determinada técnica. Essa simples (e até mesmo ridícula) técnica me forneceu as bases para que, hoje, eu seja um desenvolvedor Delphi experiente.

Além dos inutilitários, eu desenvolvi algumas coisas úteis ou interessantes, sempre com dois intuitos: me divertir e estudar a ferramenta. Foi assim que em 2002, no auge do MP3, eu descobri o ID3v2, um padrão aberto de incorporação de informações dentro de arquivos binários que foi e ainda é muito difundido dentro do universo do MP3.

A versão 2 do ID3 veio com muitos recursos avançados, dentre os quais haviam 3 que chamaram a minha atenção: a inclusão de imagens, a inclusão textos estáticos (letras) e a inclusão de textos sincronizados (letras sincronizadas). Depois de muitas pesquisas eu finalmente consegui criar um reprodutor de MP3 que era capaz de lidar com estes 3 recursos avançados do ID3v2. A primeira versão deste reprodutor, pode ser vista neste vídeo. O screencast foi feito em 2014 com uma ferramenta gratuita e eu o fiz sem muita pretensão, por isso a qualidade está péssima. Vale ressaltar também que em 2002 havia uma tendência a utilização de skins que deixassem os programas com cara de Windows XP, por isso o programa é apresentado daquela maneira chamativa (bizarra). Ele foi desenvolvido ainda no Windows '95 usando Delphi 5.

Muito tempo depois, com advento do DCE e seu suporte aos VCL Styles eu resolvi fazer um reboot do ID3v2 Editor Plus! e o resultado pode ser visto no vídeo abaixo:

O ID3v2 Editor Plus! visto no vídeo é a evolução da versão de 2002, com o código totalmente refeito quase a partir do zero e utilizando VCL Styles. Os fontes estão disponíveis no OSDN no seguinte endereço: https://osdn.net/projects/id3v2editorplus/. Quero deixar claro que este é um trabalho em progresso, ou seja, ele não está finalizado, mas já faz exatamente aquilo que é visto no vídeo. Pretendo, no futuro, adicionar mais alguns recursos interessantes e deixarei vocês saberem quando eu tiver implementado. Divirtam-se!